17/10/2013

forno solar

Forno solar
quase toda a gente sabe fazer um forno solar. Este é o mais simples do mundo! uma caixa de esferovite  c/ 60x40cm e uma tampa de vidro de 5mm com 62x42cm. Tem um buraco na lateral em baixo e outro igual na lateral oposta, mas mais acima, para circulação do ar. Guardam-se os pedaços de esferovite tirados das paredes da caixa, para se poder voltar a fechar, ou abrir, para controlo da temperatura interior (o quadradinho de esferovite que se vê na foto, é essa "rolha"). A parte de dentro da caixa é forrada com folha de alumínio. Claro que lá dentro também se fura o alumínio em correspondência com o buraco exterior (isso ainda não tinha sido feito quando tirei estas fotos).

Há duas condições indispensáveis ao sucesso do forno solar: que os ingredientes a desidratar sejam de óptima qualidade  e que haja sol aberto.
Neste forno pode-se desidratar TUDO!!!!!  tomate, maçãs, peras, figos, mangas, beringelas, cebolas, alho, uvas, bananas, ananás..... É muito mais rápido e eficaz do que tentar fazê-lo num tabuleiro ao sol, como muitos fazem no verão, tapando só os alimentos com uma rede por causa das moscas.

Também se pode cozinhar dentro do forno solar... desde que não se tenha pressa e, mais uma vez, desde que haja sol!  A temperatura chega a atingir os 150ºC . Numa panela com uma boa tampa, até dá para fazer feijoada, estufados, sopas, ou, em tabuleiro, assar maçãs, torrar amêndoas, amendoins....

Nas meias estações, quando  o sol já não está tão forte e é difícil desidratar vegetais, o ideal é aproveitar esta boa ideia e fazer o seu próprio forno solar! Ele pode ser funcionar em hortas, varandas, marquises, quintais.... desde que o forno apanhe sol directo. É preciso ir virando os alimentos para a desidratação ser uniforme. A temperatura ideal de desidratação é 40º-70ºC. Como se vê? com um termómetro lá dentro, ou metendo o dedo no buraco lateral!

Se não conseguir arranjar uma boa caixa de esferovite, sugerimos-lhe uma alternativa: 2 caixas de cartão*, uma maior que a outra, com a + pequena metida dentro da maior. Nos espaços entre paredes põem-se placas de esferovite, ou jornais, ou areia. Forra-se a de dentro com folha de alumínio, o lado brilhante virado para cima. Fazem-se os furos laterais para controlo da temperatura e circulação de ar, uma  tampa de vidro com mais 1 ou 2 cm que o bordo da caixa exterior e já está!

Quem não quiser que os alimentos contactem com o alumínio, usa uma travessa, ou cobre o fundo com papel vegetal.

Muito importante: a temperatura dentro do forno pode ser aumentada, se se puser uma placa reflectora a fazer incidir a luz do sol sobre a tampa de vidro. Para isso pode-se usar um espelho, aquele material brilhante de tapar os vidros dos carros, folha de alumínio.... tudo serve!

E lembre-se: do ponto de vista nutricional, é muito mais interessante desidratar os alimentos, do que congelá-los!

*as das bananas dos supermercados são boas para isso







3 comentários:

  1. Parabéns Maria Manuela! Gostei da clareza e simplicidade da linguagem e parabenizo o poder motivador! Só mesmo por "amor à pele" nos damos a tantos sacrifícios no fazer em casa e na aquisição de matérias primas para cuidar bem de nós e dos nossos... Sucesso para este tão rico projeto Já está marcado nos meus "must" Bj

    ResponderEliminar