21/10/2013

casaco fácil







É com imensa alegria que vejo renascer o interesse pelas artes antigas, aquela sabedoria das nossas avós que correu – e ainda corre – o risco de se perder! Mais uma vez, falo de amor à pele e de auto-suficiência!  A correria, a urgência em que hoje se vive, trabalhar, tratar das crianças,  levá-las à escola, ir buscá-las, quantas vezes literalmente arrastadas por um braço para andarem mais depressa, o frenesim do trânsito, em suma, tudo o que nos tira do eixo, não pode roubar-nos o prazer incomparável de nos sentarmos a ler um bom livro, uma conversa tranquila com a família e os amigos, um trabalho de mãos, autênticas terapias para o corpo e para a alma. Entre estes, os trabalhos com lãs, a costura e tudo o que a nossa criatividade nos ditar.

 
Perpetuar esta sabedoria é prestar um grande serviço à  humanidade!


 










Hoje mostro aqui um casaco que, em esquema, não é mais do que uma "camisola sem buraco para a cabeça". Exactamente assim!  A imaginação é o limite: do tipo de lã ao ponto utilizado, em crochet ou em tricot e até misturando tecido e lã trabalhada, as possibilidades são infinitas! 








Como se faz? 
Como já disse, é uma "camisola sem buraco para a cabeça":
 1º um rectângulo, que se cose dum lado e do outro, para formar os braços e costas. Normalmente esse rectângulo tem entre 50cm e 60cm de largura, conforme o tamanho do casaco. 
O comprimento deste rectângulo que forma os braços e costas, determina o comprimento da manga.
2º no espaço que fica aberto ao centro, que corresponderá ao "corpo da camisola"  tece-se em redondo, a toda a volta, tendo o cuidado de ir alargando o número de pontos, para que o casaco assente bem. Remata-se e já está! 

Na mão, o aspecto do casaco é este



 



Variações do mesmo modelo

















  

Para terminar, uma dica:  utilize sempre materiais de boa qualidade. Se não o fizer, o resultado final dificilmente a fará sentir-se recompensada pelo esforço dispendido.


7 comentários:

  1. Uma prenda super gira para começar a fazer para este Natal! Obrigada Manuela pela excelente ideia!

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia tia Manuela, vou ser uma fiel seguidora. Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  3. Adorei o casaco! A menina do casaco branco ficou uma brasa!

    Bjocas

    ResponderEliminar
  4. Adorei o casaco! A menina do casaco branco ficou uma brasa!

    Bjocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ainda bem que gostaram... agora é só fazer! ahh e a menina do casaco branco agradece :) bjs

      Eliminar