31/10/2013

batatas cultivadas em palha




Hoje vamos à horta para semear batatas, mas não levamos a enxada, porque não vamos cavar, ganhar uma dor de rins.... nada disso! Vamos, isso sim, continuar a percorrer os caminhos da auto suficiência, com muito amor à pele!


Dito de outra forma, simplesmente, vamos aplicar o que aprendemos com uma extraordinária senhora chamada Ruth Stout, nascida em 1887 no Kansas, EUA. Com mais de 95 anos, ela ainda cultivava a sua terra, com um método que fez escola em todo o mundo, sem esforço e sem gastar água!

Este sistema está a ser utilizado e divulgado especialmente em zonas desérticas e até mesmo em Portugal, em parcelas de terrenos que, não tendo água, ficariam para sempre improdutivas.  

Afinal do que se trata? de pôr simplesmente as batatas sobre a terra, espalhando os "olhos" cortados, ou a batata inteira, e cobrindo tudo abundantemente com palha.

As batatas que estão no início desta página foram a minha colheita com este sistema.  Fiz assim:  ao contrário do que se vê no vídeo, em que a terra é absolutamente árida, preparei uma boa cama de terra adubada com a minha compostagem e molhei-a.  Em seguida, espalhei sobre a terra molhada os "olhos" grelados das batatas, como se faz habitualmente, com uma certa distância entre eles. Tapei tudo generosamente com palha, quero dizer, pus sobre as batatas a palha necessária para ficar convencida de que elas não "viam" luz.  Como foi uma pequena quantidade para primeira experiência, um fardo de palha foi o bastante.






 Nunca reguei!  percebi pela explicação de Ruth Stout que qualquer réstea de humidade que haja no ar é retida pela palha e suficiente para fazer desenvolver as batatas.  Com alegria, ao fim de pouco tempo comecei a vê-las despontar, depois formar-se um bonito batatal e, por fim, quando a rama murchou, retirei a palha e deparei com uma quantidade de batatas que me deixaram orgulhosa: saborosas, sãs, grandes e  pequenas,  indiscutivelmente de muito boa qualidade!

Escusado será dizer, que num ano de muita chuva este método não é o melhor.  Ele é mesmo ideal para quando não chove e/ou para um terreno onde não haja água.  E  escusado será também dizer que, depois da colheita, a palha envelhecida é incorporada na terra, enriquecendo-a e ajudando-a a manter a humidade, cumprindo-se assim mais um  ciclo perfeito de reaproveitamento natural integral.

No ano em que fiz a  experiência que aqui está fotografada, praticamente não choveu e a pouquíssima chuva que caiu sobre o meu mini batatal coberto com palha não o prejudicou em nada. Sinceramente, tendo visto o video, penso que mesmo que tivessem passado meses sem um pingo de chuva, o resultado continuaria a ser excelente.
Não custa nada tentar! se tiverem condições para isso, peguem em 3kg ou 4kg de batatas e façam a experiência. O resultado é mesmo surpreendente! aliás, só o facto de não ser preciso gastar água tem um valor inestimável! 
http://www.youtube.com/watch?v=GNU8IJzRHZk

Vejam atentamente o video onde a própria Ruth Stout explica e mostra como se faz. 

E não só batatas! eu ainda não me aventurei a outras culturas, mas lá irei! Na imagem abaixo, vemos cebolas cultivadas pelo mesmo método.


_________________________________________________________________

Entrámos em 2014 e as minhas batatas plantadas com palha no final de Setembro 2013 estão prontas a serem colhidas.  Desta vez, tinha um espaço tão pequenino, ± 1,5 m2, e porque choveu bastante, a produção também foi pequenina, mas nem por isso menos  entusiasmante e saborosa.  Aqui está ela:



Mas porque tenho um gato mariola, o portentoso Napoleão, que este ano decidiu instalar-se a apanhar sol em cima  da palha das batatas, aproveito para vos mostrar o resultado de ele ter mexido na palha, diminuindo a camada  que cobria as batatas.  Cá está ele e a sua obra!







Vêem-se bem as manchas provocadas pela entrada de luz. O que vale é que ele não andou a mudar de lugar, só estragou estas.  E no fundo até lhe estou grata, já que assim posso fazer esta chamada de atenção: as batatas têm que ser abundantemente tapadas com a palha, não podem apanhar luz!

9 comentários:

  1. este artigo veio mudar a minha vida!!! muito obrigado. Tenho um terreno absolutamente improdutivo, porque não tem água. Mas arranjo palha com fartura e vou meter mãos à obra, com batatas e não só. Tinha pensado vendê-lo, mas com esta possibilidade até já desisti da ideia. Fantástico! bem haja!

    ResponderEliminar
  2. Olá João Arnaldo,
    esta técnica de cultivo tem mudado a vida de muitas pessoas! E quando tiver obtido resultados, venha contar-nos :) Desejo-lhe muitas felicidades.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Isabel, quem não tem um terreno, pode sempre experimentar num vaso grande. Porque não? terra no fundo, os olhos das batatas espalhados sobre a terra, palha com fartura por cima :) tantas pessoas fazem hortas em varandas!

      Eliminar
  4. Estou maravilhada Manuela, vou partilhar com o meu marido para fazermos a experiência na nossa horta! Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Sandra, é mesmo uma experiência a fazer :) a melhor época para plantar as batatas muda de local para local, mas creio que agora é boa altura. Não te esqueças de que o tempo seco favorece esta técnica. Bjnhs e boa produção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Manuela, acho que vou então aguardar mais um pouco, pelo tempo mais seco, bjs!

      Eliminar
  6. Olá!
    Estive no Alentejo no final de Janeiro e reuni-me com os "anciões" da família - Pai, tios e amigos, tudo gente com mais 25 anos que eu. E claro que contei-lhes logo a sua maravilhosa plantação de batatas. Disseram todos que devia ser muito difícil, ou melhor impossível que se consiga produzir assim uma única batata, quanto mais quilos.
    Mas então uma das minhas tias (77 anos) disse o seguinte: "Vocês não se lembram daquele ano que o nosso Pai (meu avô) semeou melancias numas covas, com estrume e tapadas com palha? Naquele terreno por trás da casa? E que as melancias nesse ano foram uma maravilha? O meu avô só não desenvolveu mais essa técnica porque ficou muito doente e passado algum tempo morreu. Afinal lá se lembraram....Por isso, com batatas cebolas, com melancias a coisa funciona, temos é de experimentar com outros hortícolas. Obrigada por ter partilhado tudo isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina! que lindo, este conhecimento é muito antigo e, pelos vistos, já há muito que é aplicado em climas bastante secos como o do Alentejo. Na verdade, hoje em dia, considera-se uma técnica do deserto e é em zonas áridas que os resultados são mais interessantes. Eu não gasto uma gota e água com as minhas batatas. Muito obrigada por partilhar connosco esta história da sua família :) E quando colher as suas batatinhas cultivadas com palha, mostre-nos!

      Eliminar