22/10/2013

agulheiros

Já reparou que a maior parte das pessoas tem as agulhas mal paradas? ora desarrumadas na caixa da costura, ora espetadas num trapo feio... mas não há razão para isso! Veja o que  pode fazer com restinhos de tecidos e pequenos rectângulos de cartão.  
Uns agulheiros bonitos e práticos, que ainda por cima podem ser um presente muito simpático. E agora que o Natal se aproxima e todos queremos gastar o menos possível, vamos meter mãos à obra com mais uma peça fácil, gira e grátis, feita com aproveitamentos de trapos que já não têm tamanho para mais nada.



  1. Comece por cortar 2 cartões com ± 8cm x 7cm, aproveitando caixas de sapatos, ou outras. Corte também 2 rectângulos de tecidos que fiquem esteticamente bem um com o outro, para fazer o exterior e o interior do agulheiro. Os rectângulos dos 2 tecidos  terão que ser um pouco maiores do que os 2 cartões juntos, para os forrar por fora e por dentro.
  2. Ponha o tecido que escolheu para o exterior do agulheiro na tábua de engomar, com o avesso virado para cima (no caso da foto acima, o tecido dos quadrados).
  3. Sobre o tecido, alinhe os 2 cartões, mas não os encoste um ao outro. Deixe entre eles um espaço de ± 1,5cm, que virá a ser a lombada da carteira de agulhas, ou agulheiro como lhe quiser chamar.
  4. Ligue o ferro de engomar. Dobre para o lado de dentro as bordas do tecido, bem justas aos cartões, colocando entre os cartões e o tecido  fita térmica de colar bainhas. Passe a ferro, com o ferro bem quente, para colar o tecido aos cartões. Faça isso primeiro no sentido do comprimento e depois no sentido da largura.  Tenha o cuidado de deixar os cantos perfeitos e o tecido tem que ficar bem esticado. A parte de fora, já está feita.
  5. Agora, com o tecido reservado para a parte de dentro, repita a operação, mas dobrando os bordos para o interior do trabalho, bem rentes à linha dos cartões,  para formar uma peça única. O modo de colar é o mesmo, usando a fita térmica de colar bainhas. Mais uma vez, cuide dos 4 cantos. Com a fita térmica e o ferro de engomar, consegue-se fazer um trabalho muito perfeito.
  6. Neste momento já tem o agulheiro montado, com o exterior e o interior com tecidos bonitos e compatíveis.
  7. Para terminar, há que fazer a parte onde se vão espetar as agulhas: um rectângulo pequeno de flanela, também de cor condizente com o resto do trabalho, e cujos bordos são recortados com uma tesoura de bicos, como se usa nas amostras de tecidos para não se desfiarem.
  8. Cosa esse rectângulo de flanela na parte central, à mão ou à máquina, como mostra a imagem acima.



E aqui tem um presente útil, bonito, original e muito barato, para o qual provavelmente só irá precisar de  comprar um pouco de fita térmica de colar bainhas.



As dicas finais: 
  1. Prefira tecidos de algodão, ou linho, para poder passar sobre eles o ferro quente, sem perigo de queimar. Tecidos com fibras devem ser protegidos com papel vegetal, ou um pano fino, antes de os passar a ferro para colar.
  2. Se tiver um ferro de viagem, daqueles pequeninos, tem toda a vatagem em utilizá-lo neste trabalho: primeiro, porque consome menos electricidade do que o grande; segundo, porque tratando-se de uma peça pequena, um ferro de engomar também pequeno facilita-lhe a vida.
  3. Em vez de tecidos estampados, também pode bordar um desenho simples, ou um monograma, num pedacinho de linho e fazer com ele a parte exterior do agulheiro. A sua criatividade vai com certeza levá-la pelo melhor caminho!
Por fim, mas não menos importante: divirta-se sempre muito a fazer trabalhos manuais. Sinta-se orgulhosa das suas competências, presenteie aqueles de quem mais gosta com as suas obras, a sua criatividade e o seu amor! e se puder evitar... não gaste dinheiro!

Fotos de João Garcia



4 comentários:

  1. Eu tenho um destes :) Bem bonito! Além de ser um presente muito original é muito útil por sinal :)

    ResponderEliminar
  2. antes também tinhas as agulhas mal paradas? hmmm tu, não! :) bj

    ResponderEliminar
  3. Deixei de ter as agulhas por aí...soltas, agora estão no Agulheiro da Manela! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ehehe ele é mesmo para isso, Isa! agora só falta meteres mãos à obra aproveitando trapos e cartões para também tu os transformares em presentes :)

      Eliminar